Visão Estratégica
O Parque Natural da Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António são as marcas identitárias referenciais do Sotavento do Algarve e berço de recursos diversificados de elevado valor comercial. A preservação destas zonas húmidas é condição primordial para que as populações em geral e as comunidades piscatórias e da aquicultura, em particular, possam colher todos os benefícios dali gerados, incluindo os de uma economia azul sustentável, circular e inclusiva.
Num período de execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) que se receia que seja marcado pelo imperativo de ameaças globais, que se não dominam, como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e integridade dos ecossistemas, as novas formas de poluição e a acidificação do oceano com impacto no MAR e RIO que integram o território de intervenção, a EDLBC do GAL Sotavento do Algarve deve participar, com o seu peso relativo, na procura de soluções, que sendo locais, contribuam para as mais abrangentes e globais, convergindo para a mitigação dessas mesmas ameaças.
O Mar e o Rio do Sotavento do Algarve, ainda que à escala regional, apresentam um enorme potencial para promover avanços no conhecimento científico, na sua experimentação e demonstração. A investigação científica permite identificar formas de proteger espécies e ecossistemas vulneráveis, de salvaguardar o património cultural, otimizar atividades económicas e induzir outras, funcionando como motor da inovação, que é fundamental para o desenvolvimento económico, criação e manutenção de emprego associado à economia azul.
A dimensão da segurança e prevenção, são determinantes para responder a ameaças, prevenindo e agindo em situações que coloquem em risco o ambiente marinho, as atividades económicas e a vida humana no mar e nas regiões ribeirinhas. A participação dos atores locais e a discussão em torno das dimensões socioeconómicas a que se quer dar resposta no âmbito da EDLBC também convergem para a necessidade de salvaguarda e melhoria de infraestruturas e património edificado.
Desta forma, a visão da EDLBC do Sotavento do Algarve, em alinhamento com a estratégia mais ampla vertida na Estratégia Nacional Para o Mar 2021-2030, visa promover uma economia azul sustentável no território de intervenção e fomentar o desenvolvimento das comunidades piscatórias e da aquicultura, assente num Mar e Rio saudáveis.
Objetivos Estratégicos
Os Objetivos Estratégicos da DLBC alinham com a “Prioridade 3 – Promoção do desenvolvimento de uma economia azul sustentável nas regiões costeiras, insulares e interiores e fomento do desenvolvimento das comunidades piscatórias e de aquicultura” e com o seu Objetivo Especifico, o qual é “Permitir o desenvolvimento de uma economia azul sustentável nas regiões costeiras, insulares e interiores e fomentar o desenvolvimento das comunidades piscatórias e de aquicultura”, e pretendem incidir sobre as “Fraquezas”, mitigando-as, aproveitando as “Forças” com vista a potenciar as “Oportunidades” com salvaguarda das “Ameaças”, concorrendo assim para um upgrade do território de intervenção.
Assim, tendo por finalidade contribuir para a concretização da VISÃO ESTRATÉGICA, a Parceria do Gal Pesca Sotavento do Algarve propõe a organização lógica da sua EDLBC alicerçada em torno dos seguintes Objetivos Estratégicos (OE), estruturantes do modelo de intervenção propostos e em cuja fundamentação se enunciam, em grande medida, os indicadores de realização e de resultados:
OBJETIVO ESTRATÉGICO 1
Fomentar o emprego e a economia azul circular e sustentável.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 2
Descarbonizar a economia, promover as energias renováveis e autonomia energética, combater a poluição, proteger e restaurar os ecossistemas e promover a saúde e o bem-estar das populações costeiras e ribeirinhas.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 3
Apostar na Garantia da sustentabilidade e na segurança alimentar.
OBJETIVO ESTRATÉGICO 4
Estimular o conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico, inovação azul e incrementar a educação, a formação, a cultura e a literacia do oceano.
NOTA: Consulte a versão integral da EDL Sotavento Algarve aqui