Intercâmbio de Boas Práticas com GAL Pesca da Galiza
- 17.02.2022
- galsotavento_algarve
No passado dia 22 de junho, o GAL Pesca Sotavento Algarve recebeu os seus congéneres da Galiza, nomeadamente o GAL Pesca de Ría de Arousa, GAL Pesca de Ría de Pontevedra e GAL Pesca de Ría de Vigo – A Guarda.
Numa ação de cooperação e divulgação de boas práticas, tivemos oportunidade de dar a conhecer 2 projetos aprovados pelo GAL Pesca Sotavento e cofinanciados pelo MAR2020.
Um dos projetos visitados foi o de uma empresa marítimo turística, que adquiriu uma embarcação preparada para a realização de diversos tipos de eventos, incluindo nos seus passeios a degustação de produtos da Ria Formosa, tendo sido criados 4 postos de trabalho.
O outro projeto foi a “Descarbonização da Atividade da Aquacultura na Ilha da Culatra”, que consiste na aquisição de uma embarcação eletrossolar, específica para a atividade da aquacultura, e da implementação de equipamentos fotovoltaicos de produção energética, e unidade de armazenamento para fornecimento de energia às zonas de trabalho dedicadas à pesca e aquacultura (apoios de pesca, arcas refrigeradoras e estação de carregamento de barcos solares no porto de abrigo da Culatra). Isto irá tornar esta área eletricamente independente, ou seja, alimentada por energia solar.
A embarcação terá utilização comunitária, permitindo a partilha do tempo de serviço ao longo do ano e transporte partilhado dos bivalves para descarregar no porto de pesca de Olhão e produzirá efeitos diretos nos gastos da atividade económica, melhoria do estado do ambiente na Ria Formosa e na certificação da marca “Bivalves Culatra 2030”