PARCERIA

ÁREA DE INTERVENÇÃO

ESTRATÉGIA DLBC

MAR 2020

SOBRE

AVISOS

LEGISLAÇÃO

CONTACTOS

NOTÍCIAS

GAL Sotavento do algarve recebe visita de congénere espanhola

O GAL Pesca Sotavento do Algarve acolheu nos dias 26 e 27 de outubro, os congéneres da Galiza - o Grupo de Acción Local do Sector Pesqueiro (GALP) Costa da Morte.

 

Este GALP fez-se representar por duas mariscadoras, um pescador, dois presidentes de Câmara, um técnico do GALP e um historiador/jornalista.

 

No âmbito do intercâmbio de experiências e boas práticas, a visita do GALP Costa da Morte teve como objetivo conhecer alguns projetos apoiados pelo GAL Pesca Sotavento Algarve, os quais podem servir de exemplo para replicar no seu território de intervenção na Galiza.

 

Foram escolhidos, para uma visita mais detalhada, um conjunto de projetos que abrangem diversas tipologias, assim como vários tipos de beneficiários, privados e públicos.

 

Os projetos escolhidos foram os seguintes:

- Passeios marítimo turísticos - Culatra (Beneficiário: Manuel Mestre)

- Descarbonização da atividade de aquacultura na Ilha da Culatra (Beneficiário: Associação de Moradores da Ilha da Culatra)

- Reabilitação do cais de descarga do porto de pesca de Olhão (Beneficiário: Docapesca)

- Promoção do pescado fresco (Beneficiário: Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta)

- Faro Story Spot -  A cidade e a Ria (Beneficiário: Good Moments)

 

Entre as visitas a estes projetos, também foi possível efetuar passeios guiados aos mercados de Olhão, onde se apreciou o pescado e os produtos regionais que ali se comercializam, ao porto de pesca de Olhão para visita às instalações da Docapesca, à associação Cooperativa Formosa para observar a depuração dos bivalves, à lota da Fuzeta e às instalações da Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta, e à zona ribeirinha da cidade de Faro onde se deu a conhecer alguns investimentos apoiados pelo GAL Pesca Sotavento Algarve.

 

Foi assim possível mostrar algum do nosso território de intervenção, não só geograficamente mas também no que respeita ao tipo de beneficiários e género de iniciativas por estes executadas.