GAL Sotavento do algarve recebe visita de congénere espanhola
O GAL Pesca Sotavento do Algarve acolheu nos dias 26 e 27 de outubro, os congéneres da Galiza - o Grupo de Acción Local do Sector Pesqueiro (GALP) Costa da Morte.
Este GALP fez-se representar por duas mariscadoras, um pescador, dois presidentes de Câmara, um técnico do GALP e um historiador/jornalista.
No âmbito do intercâmbio de experiências e boas práticas, a visita do GALP Costa da Morte teve como objetivo conhecer alguns projetos apoiados pelo GAL Pesca Sotavento Algarve, os quais podem servir de exemplo para replicar no seu território de intervenção na Galiza.
Foram escolhidos, para uma visita mais detalhada, um conjunto de projetos que abrangem diversas tipologias, assim como vários tipos de beneficiários, privados e públicos.
Os projetos escolhidos foram os seguintes:
- Passeios marítimo turísticos - Culatra (Beneficiário: Manuel Mestre)
- Descarbonização da atividade de aquacultura na Ilha da Culatra (Beneficiário: Associação de Moradores da Ilha da Culatra)
- Reabilitação do cais de descarga do porto de pesca de Olhão (Beneficiário: Docapesca)
- Promoção do pescado fresco (Beneficiário: Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta)
- Faro Story Spot - A cidade e a Ria (Beneficiário: Good Moments)
Entre as visitas a estes projetos, também foi possível efetuar passeios guiados aos mercados de Olhão, onde se apreciou o pescado e os produtos regionais que ali se comercializam, ao porto de pesca de Olhão para visita às instalações da Docapesca, à associação Cooperativa Formosa para observar a depuração dos bivalves, à lota da Fuzeta e às instalações da Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta, e à zona ribeirinha da cidade de Faro onde se deu a conhecer alguns investimentos apoiados pelo GAL Pesca Sotavento Algarve.
Foi assim possível mostrar algum do nosso território de intervenção, não só geograficamente mas também no que respeita ao tipo de beneficiários e género de iniciativas por estes executadas.
Crescer pelo Mar – uma oferta formativa para os mais jovens
Um projeto que oferece atividades formativas para 2022, a jovens com o intuito de os capacitar para o desempenho de atividades profissionalizantes relacionadas com o mar e, desta forma, aumentar a sua empregabilidade e o emprego na área marítimo turística.
O projeto promovido pela AECO – Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos é financiado pelo Mar2020 e conta com a colaboração do município de Faro, a AIPAR (Associação de Proteção à Rapariga e à Família) e o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.
O projeto inscreve-se na Estratégia de Desenvolvimento Local do Sotavento algarvio, e assenta no pilar da capacitação de atores, incluindo jovens em idade escolar, para a realização de atividades ligadas ao meio aquático.
inauguração das obras de reabilitação do cais de descarga do porto de pesca de olhão
No passado dia 10 de novembro, o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, marcou presença no Porto de Pesca de Olhão, onde, numa sessão presidida pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, foram inauguradas as obras
de reabilitação do cais de descarga do Porto de Pesca.
A intervenção, cofinanciada pelo GAL Sotavento, através do programa operacional Mar 2020, representou um investimento
de cerca de 355 mil euros, e tem como resultado a melhoria das condições de operacionalidade e segurança de todos
os intervenientes da atividade de descarga de pescado, assim como a garantia de proteção à acostagem das embarcações de pesca.
GAL Sotavento do algarve recebe visita de congénere espanhola
O Grupo de Ação Local (GAL) Sotavento do Algarve, com sede no Município de Olhão, recebeu no dia 28 de Outubro a visita de representantes de um organismo congénere da Galiza, Espanha, tendo dado a conhecer as boas práticas aqui desenvolvidas. Os espanhóis, que foram recebidos pela vice-presidente do Município Elsa Parreira, pelo vereador João Evaristo e pela coordenadora do GAL Sotavento Rita Pestana, deixaram a cidade cubista agradados com as ‘descobertas’ que fizeram.
Os cinco elementos do Grupo de Ação Local do Setor Pesqueiro do Golfo Ártabro Sur visitaram as instalações do GAL do Sotavento, no Município de Olhão, seguindo depois para um passeio pela Ria Formosa, onde puderam conhecer vários projetos aqui desenvolvidos, como uma empresa marítimo-turística quer faz passeios na Ria.
Nuestros hermanos tiveram também oportunidade de conhecer uma armação de atum e as suas técnicas ancestrais e alguns dos projetos da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, um dos parceiros do GAL Sotavento.
Na Ilha da Culatra, os membros do Grupo de Ação Local do Setor Pesqueiro do Golfo Ártabo Sur, perceberam como está a decorrer um projeto pioneiro de eficiência energética, que incluiu a candidatura para aquisição de uma embarcação comunitária a energia solar, que vai servir todos os viveiristas e mariscadores da comunidade. Nesse projeto, que visa a eficiência energética, será também possível instalar painéis solares nos apoios de pesca que fornecerão energia àqueles espaços e à estação de carregamento da embarcação, uma vez que é elétrica. No futuro, prevê-se que a energia produzida por aqueles painéis também ‘alimentem’ as habitações da ilha.
Estes e outros projetos, no valor de cerca de 3 milhões de euros, são apoiados pelo GAL Sotavento, através do programa Mar 2020.
A série cuja primeira temporada de 6 episódios, é financiada pelo Programa Operacional Mar 2020, teve estreia no dia 19 de outubro. O primeiro episódio passa-se na ilha da Culatra e … acredite, vai mudar o rosto das profissões ligadas ao mar, o mindset dos empresários e as oportunidades de carreira dos jovens.
Veja aqui o primeiro episódio.
O Gabinete de Apoio ao Empresário do Município de Olhão e o Gal Pesca Sotavento Algarve, mudou o seu espaço de atendimento para a Rua Miguel Bombarda N.º 1, frente ao edifício dos Paços do Concelho, disponibilizando ao público três balcões BMar.
Dadas as atuais circunstâncias, o atendimento presencial é feito por marcação, de segunda a sexta, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, pelo que as marcações deverão ser efetuadas através do telefone 289 700 171, ou por correio eletrónico gae@cm-olhao.pt.
NEWSLETTER MAR2020 | JAN. 2021
Mar 2020: uma aposta renovada na competitividade e resiliência do sector
Neste início do ano de 2021, em que se mantém, de forma até agravada, uma situação de pandemia que estamos a viver há já quase 1 ano, com consequências socio económicas avassaladoras, que a todos impõe enormes e crescentes desafios e, por conseguinte, traz novas necessidades de apoio público, a nossa palavra de reconhecimento vai para todos os profissionais do sector da pesca e da aquicultura, que têm feito do mesmo um dos mais resilientes da economia.
VER +
CANDIDATURAS ENCERRADAS
15.01.2021
FARNET
Gal Pesca Sotavento Algarve presente no 8º seminário transnacional da FARNET - "Zonas Costeiras Inteligentes: desenvolvimento e inovação nas comunidades piscatórias"
I Fórum Socioeconómico das Pescas dos Açores
- Suplemento Açoriano Oriental
DISPONÍVEL AQUI